sebrae 728x90
arapiraca nov e dez
Gov_prestacaodecontas-abril

Proteja-se contra o golpe da liberação de equipamentos Bancos

Por MãoBranca (EvertonSantos) em 04/10/2023 às 21:16:11

Internet banking é sinônimo de comodidade e facilidade. Dá para fazer empréstimos, pagamentos, transferências (até internacionais), tudo sem sair de casa para ir a uma agência ou um caixa automático.

Para aliar essa praticidade com a sua segurança, o BB solicita que você autorize previamente os seus equipamentos, celular e/ou computador, para realizar movimentações financeiras nos canais digitais. A questão é que, onde há dinheiro, há sempre um golpista de olho .

Como o golpe acontece?

No golpe da liberação de equipamentos, o criminoso faz contato por telefone ou WhatsApp, se passando pelo banco, cria um senso de urgência sob o argumento de fraude ou de restrições/bloqueios diversos e pede para que a pessoa compareça ao caixa eletrônico.

Em algumas abordagens, o golpista se passando por funcionário do banco, induz a vítima a informar o código de liberação do computador. Em outras abordagens, é solicitado que, ao chegar na agência, realize uma videochamada e/ou que compartilhe imagens da tela do caixa eletrônico ao realizar os procedimentos.

A vítima, ao realizar os comandos orientados pelo fraudador, está na realidade permitindo a habilitação do BB Code, a alteração de limites e senhas ou a visualização do QR Code para autorização de celular ou computador.

Para que você possa autorizar um equipamento no BB com toda segurança e para que saiba como identificar uma tentativa de golpe, preparamos algumas dicas para te ajudar.

Como cadastrar o equipamento com segurança?

O cadastramento do seu equipamento pode ser feito no caixa eletrônico e em qualquer agência. Se você tiver o telefone cadastrado no BB, a liberação pode ser realizada pelo próprio smartphone ou tablet. E se você tiver um computador autorizado, também pode fazer a liberação no site BB ou no BB Digital PJ.

O golpe da liberação de equipamentos é antigo, mas ainda tem muita gente que precisa ligar o sinal de alerta.

O mais importante é saber que o BB não telefona, nem manda e-mail ou SMS solicitando que você realize a liberação ou atualização de computadores e celulares. Também não realiza videochamadas ou liga pedindo pra você tirar foto ou fazer vídeo da tela do caixa eletrônico para acompanhar ou orientar procedimentos. Assim como não liga para pedir senhas, habilitação de BB Code ou a instalação ou atualização do Módulo de Segurança.

Fique alerta!

Se alguém ligar ou enviar mensagens se passando pelo BB solicitando a liberação de um equipamento, muita atenção: é golpe! O QR Code não deve ser compartilhado com ninguém, nem mesmo com funcionários do banco. O código de liberação do computador é enviado quando você precisa liberar um novo computador. Ninguém do BB vai pedir esta informação, ela é confidencial.

Ao realizar transações financeiras nos canais digitais, lembre-se de alguns cuidados essenciais para manter sua conta sempre segura:

– Mantenha o antivírus instalado e atualizado.

O uso de um bom antivírus, em conjunto com a instalação do Módulo de Segurança do BB, possibilita identificar ameaças e neutralizá-las. Manter o antivírus atualizado é imprescindível, pois novas ameaças surgem todos os dias.

– Evite usar redes wi-fi públicas ou serviços de VPN gratuitos.

Estes são serviços propensos a vulnerabilidades e a entrada de malware nos equipamentos conectados. Se for necessário usar o Internet Banking fora de casa, use a internet de um equipamento seguro, como o seu celular.

– Cuidado com a instalação de softwares e extensões de navegadores de internet.

Faça a revisão periódica dos programas, extensões e aplicativos instalados no seu equipamento. Procure manter somente os que são realmente confiáveis. E se você é um cliente BB, mantenha o módulo de segurança, nosso sistema de proteção no autoatendimento pela internet, instalado e atualizado.

Fique atento! O BB não realiza contatos solicitando atualização de sistemas, cadastramento de módulo de segurança, instalação de softwares ou de componentes/extensões em navegadores de internet.

– Ative a verificação em duas etapas nos dispositivos utilizados.

Com ela ativada você adiciona uma camada a mais de proteção, uma vez que será necessário fornecer uma segunda informação, além do login e senha, para conseguir realizar o acesso.

No BB você pode habilitar o BB Code, uma solução que utiliza a tecnologia QR Code (código de barras bidimensional) para ter mais praticidade e segurança para realizar transações financeiras no Autoatendimento BB, por computador ou notebook.


banner tvsampaio 728x90 - local 6
CAMPOS
Detran 20-27.10
CESMAC 50 - NOV2023
Clinica Sesi 25.03
banner TAVARES - 728X90 - 2
banner tv sampaio - local 3
p.contas GOV